CDL Itabira se manifesta: “só fechar o comércio não resolve”

CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e entidades parceiras elaboraram um documento reivindicando que a Prefeitura de Itabira adote medidas para conter o avanço da covid-19. A proposta foi elaborada em conjunto, em reunião remota representantes da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), Câmara Municipal, Interassociação dos Amigos de Bairros de Itabira, 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e Sindicato dos Empregados do Comércio de Itabira.

“A proposta visa despertar o Executivo para o fato de que a pandemia precisa ser enfrentada com diálogo e união de forças e de esforços. Mesmo com a chegada da vacina ainda não é possível vislumbrar o fim da pandemia. Hoje vivemos em um mundo de incertezas. Ninguém pode se considerar o dono da verdade. Só fechar o comércio não resolve”, destacou o presidente da CDL Itabira, Maurício Martins.

Maurício Martins

Ao todo, são 12 propostas. Fiscalizar sítios, fazendas, chácaras, clubes, bares clandestinos e alojamentos. Criar equipes de fiscais contratados ou voluntários. Ampliar o número de leitos. Intensificar as campanhas de conscientização sobre o uso e prevenção da covid-19. Exigir mais ônibus e horários do transporte público.  Abrir diálogo com as instituições da sociedade civil organizada.

As demais propostas: incluir as instituições na Comissão da Covid; elaborar cronograma de reuniões semanais para avaliação da situação do município; prever reabertura do comércio para evitar a insegurança; e propor o fechamento somente em casos que não pode ser evitado ou imprescindível de todos os setores nos finais de semana, com exceção apenas das farmácias.

Ainda, apoiar as empresas estabelecendo medidas de socorro, como por exemplo, o Fundesi (Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabira), e a prorrogação dos tributos, como exemplo a Medida Provisório do Governo Federal do ano de 2020. Segundo a CDL, o prefeito Marco Antônio Lage atendeu demanda da CDL ao instituir portaria criando o Comitê Intersetorial de Combate à Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *