Eleição do Conselho de Administração da Vale está indefinida

A eleição para o Conselho de Administração da Vale ainda não foi decidida. Uma urna na cidade de Mariana foi alvo de denúncia de Bruno Gomes, funcionário da mineradora há 16 anos, como operador de equipamentos e diretor de imprensa, eleito pela chapa dois, em 2018, na gestão do Sindicato Metabase de Itabira. Ele afirmou que foi neutro no pleito eleitoral, ou seja, preferiu não apoiar nenhum dos candidatos, mas no dia da apuração dos votos, 12 de fevereiro, conversou com um diretor do Sindicato Metabase da cidade de Mariana, que lhe confirmou o ato supostamente irregular.

“Esse apoiador da chapa oito, confessou que andaram com a urna debaixo do braço, para conseguir votos, na mina de Fábrica Nova. Nesse dia eu não dormi! Preferi não ter recebido essa ligação. Refleti muito, conversei com Deus, revisei meus valores e decidi que não poderia compactuar com isso. Retornei a ligação para um dos fiscais da chapa oito (diretor do Metabase Mariana), e gravei a conversa. Não concordando com coisas erradas resolvi denunciar a ouvidoria, e encaminhei uma cópia para a chapa três. Graças à denúncia, ficou comprovada a fraude, tanto é que a urna foi anulada,” disse Bruno Gomes.

O denunciante ainda destacou sobre os conceitos que considerou para reagir diante da situação, são os mesmo da mineradora que o emprega: ética, transparência e combate a corrupção. “No que depender de mim defenderei sempre esse valores. Essa atitude é em defesa da verdade e dos trabalhadores da Vale em todo o Brasil,” concluiu o diretor do Metabase Itabira. Membros da chapa três também reagiram. O presidente do Sindifer ES-MG (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Espírito Santo e de Minas Gerais), Wagner Xavier, quer que a chapa oito seja impugnada.

“Aproveito a oportunidade para agradecer ao senhor Bruno Gomes, do Metabase Itabira, ao saber da irregularidade não hesitou em encaminhar para a ouvidoria da empresa e uma cópia para nosso Sindicato. Temos a clareza que a descoberta dessa fraude só foi possível graças a essa denúncia. Agradecemos a todos os trabalhadores da Vale no Brasil, que ao descobrir a situação, declararam apoio a chapa três, por isso lutaremos até o fim para que a justiça seja feita”, declarou Wagner Xavier. Com a possível anulação da urna 42, a chapa três acumularia 3285 votos, contra os 3245 dos adversários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *