“Se não fosse o suporte de Itabira, Santa Maria teria muito mais dificuldade” afirma Corpo de Bombeiros, elogiando Grupo de Gestão Integrada

A quarta reunião do Grupo de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GGIRD) aconteceu nesta segunda-feira (1º), no auditório da Prefeitura de Itabira. Houve balanço das atividades do final de semana e explicação sobre funcionamento do grupo aos novos órgãos que aderiram ao sistema. Foram incluídos representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vale e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

No sábado (27), o grupo foi acionado para podar uma árvore cujos galhos poderiam atingir a via pública, no bairro Santo Antônio. Houve ainda a supressão de outra árvore que corria risco imediato de cair sobre uma residência no bairro Jardim das Oliveiras. Domingo (28), o grupo foi acionado para verificar a ocupação irregular de uma área próxima à torre de transmissão de energia no bairro Fênix.

“Para reforçar ainda mais o trabalho do grupo e por sugestão da Compdec, estamos em processo de contratação de um engenheiro civil para fazer os relatórios técnicos, pois nossa cidade possui muitas encostas, casas em situação de risco, e ele vai auxiliar neste trabalho preventivo. O grupo tem que estar preparado para atuar diante dos desastres naturais. É um trabalho que precisa da equipe atuante, responsável e preparada”, ressaltou durante o encontro, o chefe de Gabinete, Alfredo Lage Drummond.

O secretário de Assistência Social, Elson Alípio Júnior, reforçou que a implantação do grupo ainda neste período chuvoso foi uma determinação do prefeito. “Pensa-se na Defesa Civil de forma sistêmica, para além das competências da própria prefeitura, e não como um órgão. As ocorrências são recebidas pela Compdec, que registra e faz o encaminhamento aos participantes dos plantões conforme as atribuições de cada um”, explicou.

Tenente Medeiros

O comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros, tenente Marlon Pinho Medeiros de Aguiar, parabenizou o GGIRD pelo trabalho desenvolvido no município vizinho. “Se não fosse o suporte de Itabira, Santa Maria teria muito mais dificuldade. A Prefeitura de Itabira fez algo inédito, abraçando o município irmão. Nunca tinha visto isso acontecer, essa questão de uma prefeitura dar tanto suporte à outra que necessitava. Parabéns por esta iniciativa do prefeito pela criação do grupo,” destacou tenente Medeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *