Depois de seis anos, Itabira poderá voltar a ter “Patrulha de Conservas”

Luciano Sobrinho

O vereador Luciano Sobrinho (MDB) aprovou na reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira, semana passada, indicação solicitando a contratação de “Patrulha de Conservas” para as estradas rurais de Itabira. O serviço se consiste em contratar equipes com cinco pessoas em média, para a manutenção das vias de terra. E atuaria na construção de canais vicinais para escoamento da água de chuva, consolidação do piso, instalar sarjetas, fazer roçada e capina, operações tapa-buracos, limpeza de canaletas e em mata-burros, além da poda de árvores que dificultam à passagem dos meios de transporte.

“Esse serviço tem um valor enorme nas vias rurais, pois quando faz o patrolamento da estrada, às equipes já ficam de prontidão para garantir à manutenção. Assim conservam às estradas limpas e sem buracos, resultando em pouca presença de máquinas, gerando bem menos gastos aos cofres públicos”, disse Lucivaldo Couto, morador de Senhora do Carmo, quem utiliza frequentemente as estradas rurais. A Patrulha de Conservas seguiria cronograma prévio, ou a necessidade de acordo com a demanda, devido às chuvas, principalmente. Outro fator positivo na atividade é a contratação de mão de obra local, incentivando a empregabilidade do homem no campo, diminuindo o êxodo rural.

Lucivaldo Couto

“É urgente a necessidade dos serviços de conservas, que são mais eficientes, pois estão junto às localidades, participam do dia-a-dia das estradas e pode garantir melhor acompanhamento da situação, o que gera economia para o município. Como a Prefeitura de Itabira, já teve experiências em outros modelos de gestão das estradas, e, por ser inviável a cobertura devido ao tamanho da malha municipal, há necessidade de avaliação da volta de conservas”, disse o parlamentar Luciano Sobrinho. Recentemente ficou constatada a necessidade do serviço, quando uma equipe de socorro não pode atender um morador da zona rural, devido ao estado precário da via de acesso.

A Patrulha de Conservas em Itabira foi extinta a mais de seis anos, supostamente para gerar economia aos cofres públicos, o que não ocorreu. Mesmo com a contratação de empresas de grande porte, especializadas na aberturas de vias rurais, e a utilização de mão de obra com maquinário próprio, o Poder Público não consegue atender a demanda, devido a extensão: são mais de dois mil quilômetros de estradas rurais. “Em breve poderemos contar com as equipes de conservas. Estamos providenciando a contratação”, afirmou Gabriel Quintão, Secretário de Governo. No entanto, ele ainda não determinou uma data para iniciar esse serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *