Mobilização de mão de obra e maquinário para socorrer santamarienses

O prefeito de Itabira Marco Antônio Lage afirmou que, diante da tragédia enfrentada na cidade vizinha, mobilizou rapidamente para enviar maquinários e mão de obra. Ele destacou sobre a solidariedade da população itabirana que está oferecendo donativos aos atingidos pelas chuvas e trabalhando de forma voluntária na triagem e transporte dos materiais. “Estive com o prefeito de Santa Maria de Itabira ontem e ele se emocionou pelo apoio oferecido por Itabira. Eles ainda precisam de muita ajuda”, ressaltou o gestor municipal. A força tarefa está atuando na sede do Corpo de Bombeiros, de 8h às 17h, diariamente, para receber donativos e fazer a triagem do material.

O prefeito também enfatizou a importância de existir um sistema de Defesa Civil em Itabira, pela vulnerabilidade quanto à topografia e às barragens que circundam o município. “A Defesa Civil não é uma pessoa ou um órgão, é um sistema. Quando eventualmente acontece um desastre na cidade, temos que envolver todas as secretarias”, afirmou, acrescentando que é necessário fazer um mapeamento das áreas de risco existentes em Itabira e elaborar projetos para prevenir problemas causados pelas chuvas ou outros fatores.

Marco Lage

O balanço das doações recebidas na sede do Corpo de Bombeiros será feito diariamente, sempre no período da tarde. No momento, as doações solicitadas com maior urgência são: água mineral em galões ou garrafas, colchões em bom estado de conservação, itens de higiene pessoal (escovas e cremes dentais, sabonetes, shampoos, fraldas infantis e geriátricas, pomadas para assaduras, absorventes), roupas de cama e de banho, embalagens de marmitex, vassouras e rodos. As doações podem ser entregues até as 17h na rua São Paulo, 377, bairro Amazonas.

As pessoas também podem contribuir como voluntárias na triagem dos donativos recebidos. “Temos que agradecer a grande manifestação de solidariedade do povo itabirano com nossa cidade-irmã, Santa Maria de Itabira. Recebemos um volume muito significativo de roupas que será mais do que suficiente. Quem quiser nos apoiar na triagem do material recebido pode vir. Há também uma grande mobilização de servidores de diferentes setores da Prefeitura, envolvidos nesta pronta resposta, fazendo o levantamento e o registro de tudo que o povo itabirano está destinando a Santa Maria de Itabira”, explicou o secretário municipal de Ação Social, Elson Alípio Júnior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *