Itabira mantém auxílio sobre calamidade em Santa Maria

No dia seguinte à calamidade enfrentada por Santa Maria de Itabira devido às chuvas, a Prefeitura de Itabira continua se empenhando para oferecer auxílio ao município vizinho. Nesta segunda-feira (22), uma equipe formada por nove psicólogos e assistentes sociais da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) foi enviada para contribuir no levantamento dos itens que a população local necessita. Até o final da manhã de hoje, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi mantida em Santa Maria de Itabira para auxiliar no socorro às vítimas.

Servidores municipais e voluntários itabiranos trabalham desde domingo (21) na sede do Corpo de Bombeiros para recebimento e triagem das doações. Caminhonetes e caminhões com água, alimentos, roupas, materiais de limpeza e higiene pessoal seguiram para a cidade vizinha nesta segunda-feira, sendo que uma remessa de itens arrecadados já havia sido encaminhada no dia anterior. Carros-pipas com água potável também foram enviados para auxiliar no abastecimento nos dois dias.

“É empolgante essa forma humanitária que as pessoas estão trabalhando. Conseguimos contagiar toda a população itabirana que também tem suas dificuldades e está compartilhando e se voluntariando neste momento. Também há um grande comprometimento das pessoas das secretarias municipais que estão trabalhando aqui no Corpo de Bombeiros desde ontem”, comentou a responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Nilma Maria Macieira de Castro.

Nilma Macieira

Reunião com prefeito e secretários

A mobilização para apoiar Santa Maria de Itabira foi abordada na reunião do Grupo de Gestão Integrada a Riscos e Desastres (GGIRP), na manhã desta segunda-feira (22). O encontro no auditório do Paço Municipal contou com a participação do prefeito Marco Antônio Lage, do vice-prefeito Marco Antônio Gomes, dos secretários municipais e servidores que trabalharam no plantão durante o final de semana. O grupo criado neste mês reúne representantes da Compdec, secretarias e autarquias municipais para oferecer pronta resposta à população em operações conjuntas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *