Balanço parcial da assistência para os moradores de Santa Maria

Um primeiro balanço sobre os donativos arrecadados e as ações direcionadas à cidade de Santa Maria de Itabira foi divulgado durante entrevista coletiva na tarde deste domingo (21), na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Amazonas. O prefeito Marco Antônio Lage e o secretário de Governo, Gabriel Quintão, falaram sobre a força-tarefa mobilizada pela Prefeitura de Itabira e agradeceram a todos os parceiros que estão unidos em prol da cidade vizinha. Itabira cedeu maquinário e servidores municipais para auxiliarem na liberação e limpeza de vias. Escolas municipais foram colocadas à disposição para abrigar moradores da cidade vizinha.

O Pronto-Socorro Municipal está preparado para atendimento às vítimas e ambulâncias estão de prontidão para transportar feridos ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, caso necessário. “É impressionante a união dos itabiranos diante da tragédia. Ainda que não seja em nosso território nosso, a responsabilidade é de Itabira também, pois temos estrutura para contribuir. Desde cedo, todas as secretarias da Prefeitura estão à disposição. Graças ao grupo de Gestão Integrada de Riscos e Desastres montado há 15 dias, pudemos agir de forma rápida e organizada”, explicou Marco Antônio Lage.

O subtenente do Corpo de Bombeiros, Anderson Ferreira, comentou que viaturas do Corpo de Bombeiros de Itabira, Governador Valadares e Ipatinga foram acionadas diante da situação enfrentada por Santa Maria de Itabira. “Mais de 50 bombeiros e duas aeronaves estão empenhadas nesta ocorrência. Pedimos às pessoas que não acessem a cidade, somente estão indo lá pessoas com autorização, como as pessoas que estão ajudando levando água mineral”, acrescentou. Até o momento, foram registradas duas vítimas fatais no município.

Foi apresentada a contagem parcial dos itens recebidos: foram arrecadados 598 litros de água sanitária, 352 litros de detergente, 123 litros de desinfetante, 107 litros de álcool 70°, 52 litros de cloro e 45 quilos sabão em pó. Quanto aos itens de higiene pessoal, foram recebidos 2.594 rolos de papel higiênico, 1.012 sabonetes, 438 unidades de creme dental, 220 unidades de sabão em barra, 64 unidades de absorventes. Também foram arrecadados 2.380 litros de água mineral, 874 quilos de alimentos, 741 litros de leite, 96 litros de óleo de cozinha, 50 quilos de leite em pó e 42 cestas básicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *