Neste sábado (20) Itabira volta à onda amarela

O programa do Governo do Estado Minas Consciente, reclassificou Itabira e região, determinando que a partir desse sábado (20) a cidade passa a integrar a onda amarela. O município passou uma semana na faixa verde, de maior flexibilidade nos serviços. A macrorregião com 101 cidades, e a microrregião com 13 cidades (237 mil habitantes), está mantida nessa faixa até pelo menos até dia 28 de fevereiro. Na quinta-feira anterior a essa data, o Comitê Extraordinário Covid-19, delibera sobre qual cor estará sendo válida.

A análise para avanço de onda vermelha para amarela é feita semanalmente; e para a verde, a cada 28 dias; e depende dos seguintes critérios: capacidade assistencial, propagação da doença, e cenário regional e taxa de evolução do vírus, considerando indicadores como, a incidência de casos confirmados e a capacidade de atendimento nos leitos covid-19. O painel cidades saudáveis indica, dia 19 de fevereiro, quase metade dos leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, e 38% dos leitos clínicos.

O Comitê Extraordinário Covid-19 aprovou a modernização do programa. Na atual fase três, meio ao início do processo de vacinação em Minas, prevê o funcionamento de todas as atividades, independente da onda, mas impõe mais restrições para garantir a segurança da população. Até dia 27 de fevereiro, a projeção de novos casos do painel Cidades Saudáveis, aponta mais 287 casos positivos, ou seja, mais de 40 novas pessoas com a doença, por dia, em Itabira. Dos aproximadamente 120 mil testagens a qual a população foi submetida, cerca de 110 mil foram negativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *