Estado de alerta em Itabira, devido a período instável do clima

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu novo alerta para Itabira nesta sexta-feira (19), por causa das chuvas. O documento aponta para o risco moderado de deslizamentos nos pontos mais vulneráveis. Segundo o órgão nacional, o acumulado de precipitação na hora anterior ao alerta foi de 13 milímetros. Somente nas últimas 24 horas, o registro é de 72 milímetros de chuvas em Itabira. Ainda de acordo com o Cemaden, a previsão é de que mais água caia nos próximos dois dias.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) já estava de prontidão desde a semana anterior ao Carnaval. Na manhã do dia 19, segundo a Defesa Civil, já foram atendidas cinco ocorrências em Itabira. Três famílias foram orientadas a deixar suas residências (uma no bairro João XXIII e outra no Gabiroba), além de outras duas (Gabiroba e outra do Madre Maria de Jesus) que já haviam sido removidas durante o Carnaval. Todas foram encaminhadas para avaliação da Secretaria Municipal de Assistência Social para inserção no Programa Bolsa Moradia (Probom).

No início deste mês, entrou em atividade em Itabira o Grupo Integrado de Riscos e Desastres, que reúne diversos setores da Prefeitura e agentes externos. A missão é dar resposta rápida para ocorrências que envolvam questões climáticas e outros danos. Em caso de alagamentos, destelhamentos, deslizamentos de encostas e risco de desmoronamento de imóveis, por exemplo, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 3839-2147 e 98294-6273. O cidadão também pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *