Aposentadoria: consultor financeiro explicar como administrar

A aposentadoria é uma das principais metas dos trabalhadores brasileiros. Porém, não basta apenas encerrar a carreira profissional, é preciso ter uma boa estabilidade financeira para curtir o descanso laboral com tranquilidade e segurança. Nesta perspectiva, o consultor financeiro e especialista em negócios, Cesar Karam, projeta quando e como é a melhor hora de se aposentar.

Cesar Karam

“Quando pensamos em aposentadoria ou em liberdade financeira, devemos levar em consideração cinco fatores: investimento inicial, disponibilidade de aportes mensais, valor mensal da aposentadoria, tempo de contribuição antes da aposentadoria e qual rentabilidade que se espera ter”, elenca.

O especialista, que reúne milhares de seguidores no Youtube, criou uma calculadora capaz de projetar o valor a ser investido mensalmente para que, ao final de um tempo específico, o trabalhador possa ter o retorno financeiro desejado. Entretanto, ele afirma que esses valores são variáveis e cada trabalhador terá um resultado diferente.

“Deve-se considerar que cada pessoa vive uma realidade, além disso, é preciso estar preparado para o que pode acontecer no futuro. É uma base de projeção, que considera a expectativa de inflação e rentabilidade. Na minha simulação, coloquei o valor de investimento inicial de R$ dois mil, o valor de R$ 1.600 para o retorno mensal sem trabalho, quase um salário mínimo, e uma projeção de aposentadoria para daqui dez anos”, informa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *