Itabira pode ganhar nova fábrica, anuncia Júber Madeira

O líder do governo na Câmara Municipal de Itabira, vereador Júber Madeira (PSDB), intermediou segunda-feira (15), um encontro entre o empresário do setor metalúrgico e automobilístico, Halison Ventura; o gerente da Central de Resíduos e Reciclagem (CRR) da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), Rodrigo Carmona e o secretário de Governo, Gabriel Quintão. Na pauta, a possibilidade de parceria entre o empresário e a Prefeitura para a instalação de uma fábrica em Itabira, que transforma o plástico em granulado. Este granulado, por sua vez, é utilizado na indústria de reciclagem e dá origem à novos produtos.

Mais detalhes a respeito desta provável parceria ainda será apresentada à população, mas, segundo Júber Madeira, o governo do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) demonstrou muito interesse na implantação do projeto, já que faz parte do plano de ação da nova administração implantar novas tecnologias para ampliar a receita e reduzir os impactos ambientais. “Estamos em busca de inovação nos processos de coleta e destinação dos resíduos. Portanto, precisamos trazer parceiros para vender o nosso produto ao consumidor final, evitando, assim, atravessadores ou qualquer tipo de situação que possibilite perda financeira”, explicou Danilo Alvarenga Freitas, diretor-presidente da Itaurb.

O objetivo é criar um protocolo de intenções no âmbito da cooperação pactuada junto a Itaurb para beneficiamento de polímeros (materiais plásticos). Além da geração de emprego e renda e da possibilidade de a parceria aumentar o capital da empresa pública, o processo é ecologicamente correto e contribui com o meio ambiente. “A reciclagem de plásticos já é uma realidade há muito tempo em Itabira e todos sabem de sua importância, mas conhecer as informações técnicas sobre esta prática tão importante pode jogar nova luz no futuro da Itaurb e, consequentemente, na geração de empregos em Itabira”, defende Júber Madeira.

Na opinião do secretário de Governo, Gabriel Quintão, a visita fortalece a intenção do prefeito Marco Antônio em implantar novas formas de desenvolvimento sustentável e que também contribua para a geração de emprego e o consequente fortalecimento da economia local. “Foi um encontro importante, capaz de atingir as necessidades da cidade no que se refere as discussões em diversificação econômica de maneira sustentável, como anseia o nosso prefeito, incorporando ainda os impactos econômicos importantes para a nossa cidade”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *