Itabira: fiscalização no recesso de Carnaval

A Prefeitura de Itabira está atenta quanto ao cumprimento dos decretos que restringem a aglomeração de pessoas devido ao coronavírus. Fiscais de Posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) estão de plantão durante o recesso do Carnaval, trabalhando em rondas constantes pelos bairros da cidade e nas barreiras instaladas nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo. Foi recebida denúncia de suposto evento na praça do Areão, mas não foi constatada.

No domingo (14), fiscais de Posturas receberam a denúncia de que um estabelecimento na avenida Mauro Ribeiro Lage, bairro Esplanada da Estação, estava promovendo um show, causando aglomerações e perturbação do sossego. O evento encerrou-se e os frequentadores foram dispensados com a chegada da fiscalização e da Polícia Militar. O local recebeu um auto de infração por descumprimento do Código de Posturas e dos decretos vigentes.

O decreto autoriza o entretenimento em bares e restaurantes, restrito somente a eventos do tipo voz e violão em apresentações individuais. Quem não cumpre as regras previstas, especialmente quanto ao distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, pode ter o alvará suspenso ou cassado e o estabelecimento pode ser fechado imediatamente, sem prejuízo da aplicação de multas.

“A fiscalização atende denúncias e faz rondas em pontos de maior movimento para coibir estes eventos”, explicou a diretora de Fiscalização de Posturas Municipais, Malba Rodrigues Moreira Braga. Ela acrescentou que o trabalho dos fiscais abrange locais públicos e estabelecimentos comerciais e que, no caso de eventos em imóveis particulares (sítios e residências, por exemplo), a denúncia deve ser feita à Polícia Militar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *