Primeiro dia de vacinação via drive-thru imuniza 240 trabalhadores

Iniciou-se nesta quinta-feira (11) o sistema drive-thru para imunização dos trabalhadores da saúde em Itabira. O prefeito Marco Antônio Lage e a secretária municipal de Saúde, Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage, estiveram no período da manhã no estacionamento da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), onde foi montada a estrutura para aplicação da vacina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste primeiro dia foram imunizados 240 profissionais no local.

“É um grande alívio! Estou me sentindo escolhido por Deus. Essa primeira dose acalma bastante a tensão na qual a gente fica. Tomara que a segunda dose logo aconteça. Estou muito agradecido”, declarou o médico Roberto de Freitas Drumond após receber o imunizante. “A gente está avaliando se o drive-thru é o melhor sistema para se vacinar. Pelo que estamos vendo hoje, funciona muito bem e queremos continuar com os idosos”, comentou Eliana Horta. Ela acrescentou que os protocolos sanitários precisam ser mantidos. “A imunização só acontece a partir da segunda dose e, depois, há também o período para eficácia da vacina. É necessário continuar usando máscara e álcool em gel até que 90% da população tenha sido vacinada”, alertou.

O prefeito reiterou a necessidade de a população continuar com as medidas preventivas, principalmente durante o recesso que se aproxima. “Nossa grande esperança está realmente na vacinação de um lado e no comportamento do público do outro. Pedimos a todos que não relaxem, sobretudo agora no período de Carnaval. Temos a vacinação como a grande esperança de conter a escalada do vírus, da taxa de contaminação em nossa cidade, mas ainda estamos sob grande risco com relação à pandemia. Não se aglomerem, protejam os idosos de sua família, continue usando álcool em gel, não deixe de usar a máscara”.

Após o recesso de Carnaval, a SMS continuará com o cronograma previsto no Programa Nacional de Imunização (PNI). Na tarde desta quinta-feira, a Gerência Regional de Saúde (GRS) repassou o terceiro lote de vacinas contra a Covid-19 à secretaria: 820 doses da CoronaVac para aplicação da primeira dose nos idosos acima de 90 anos e profissionais da saúde e 1.419 para a segunda dose das pessoas já vacinadas. Além do drive-thru, a equipe da SMS deve ir às residências dos idosos desta faixa etária que estão acamados ou com dificuldades de locomoção para vaciná-los. É importante ter o cadastro no Programa Saúde da Família (PSF).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *