Itabira estará na Onda Verde do programa Minas Consciente

A microrregião de Itabira vai migrar para a Onda Verde do programa Minas Consciente a partir do próximo sábado (13), de acordo com divulgação feita pelo comitê de enfrentamento da Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde nesta quinta-feira (11). A faixa se mantém, pelo menos, até a sexta-feira da semana que vem (19). Porém, apesar de ser uma onda mais permissiva em relação aos protocolos, o município optou por manter regras com maior restrição em alguns pontos, sobretudo por causa do feriado de Carnaval.

As regras com alterações específicas para esta semana de Onda Verde constam em decreto que será publicado no sábado no Diário Oficial do Município. Além do período de Carnaval, as restrições ainda levam em consideração o fato de a Macrorregião Central, na qual está inserida a microrregião de Itabira, ter migrado para a Onda Vermelha. Os ônibus, por exemplo, deverão continuar com a limitação de dez passageiros em pé. Os bares e restaurantes continuam as imposições de horários (23h30, com tolerância de meia hora) e o distanciamento obrigatório de 1,5 metro entre as mesas, com impedimento de consumo em pé e no balcão.

Gestores públicos acompanham imunização

Para os eventos, a Onda Verde do Minas Consciente libera a presença de até 250 pessoas, mas o município, que já adotava uma restrição maior na Onda Amarela, decidiu pela limitação de 100 pessoas na nova faixa. O horário permitido para os eventos segue o mesmo dos bares, de 9h às 23h30 (com tolerância de meia hora), mas os realizadores não poderão ultrapassar o limite de quatro horas de duração e ainda assim respeitando a metragem mínima de 4m² por pessoa.

Os serviços essenciais poderão funcionar sem restrição de horários, enquanto os demais setores comerciais terão de seguir o horário de 10h às 19h, com exceção daqueles regulamentados no próprio decreto, que seguirá o que já era estabelecido nos decretos anteriores. Templos religiosos terão que obedecer ao limite de uma pessoa a cada 4 metros quadrados de área. Para os hotéis e pousadas, que estavam limitados a 75% da capacidade, o novo decreto libera a ocupação total enquanto perdurar a Onda Verde do Minas Consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *