Solução na falta d’água: problemas estruturais e de planejamento

O residencial Barreiro ficou 16 dias sem água. O condomínio inaugurado em outubro de 2019 foi alvo do prefeito Marco Antônio Lage, que designou o secretário municipal de Governo, Gabriel Quintão, e o diretor técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Dartson Fonseca, para solucionar o desabastecimento. A Prefeitura de Itabira atendeu a população afetada nesta terça-feira (9), através de pedido do vereador Sidney Marques “do Salão”.

De acordo com o Saae, até a construção do condomínio a rede de distribuição de água atendia os moradores do bairro. Mas com os novos moradores nos 144 novos apartamentos, a estrutura não conseguiu mais suprir a demanda. Dartson Fonseca afirmou que houve um erro no planejamento da infraestrutura do empreendimento. “Os responsáveis pela obra deveriam ter previsto a necessidade de fazer uma rede de distribuição de água adequada para atender os apartamentos. Mas, vamos consertar isso”, disse Dartson Fonseca.

O diretor técnico disse que sem a construção de uma nova rede, o problema acontecerá novamente. Para agilizar o processo, a autarquia já está adquirindo os tubos e materiais necessários para a obra. “A alternativa que temos nesse momento é a de abastecer a caixa d’água com o auxílio de um caminhão-pipa. Enquanto isso, já estamos providenciando a construção dessa rede. Eu me solidarizo com esses moradores”, disse Dartson.

Gabriel Quintão afirmou que espera voltar ao local, o mais breve possível, para entregar a rede de distribuição de água à população. “Estamos garantindo aos moradores que não faltará dedicação e empenho para que este tipo de situação seja resolvida”, destacou. “Quero agradecer pela presença de vocês e pelas explicações que foram dadas pra gente, por nos esclarecer todas as dúvidas. Tem mais de um ano que estamos morando aqui e sofrendo com esse problema da água”, declarou a síndica Cristina Vitalino dos Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *