O prefeito Marco Antônio Lage reuniu-se com o diretor-presidente do Instituto de Previdência de Itabira (Itabiraprev), Paulo Alexandre da Silva, nesta terça-feira (9). O chefe do Executivo municipal obteve mais detalhes sobre os serviços realizados pelo instituto, a atual situação e o cenário para os próximos anos. Ele também conheceu o espaço físico onde funciona a autarquia, no bairro Esplanada da Estação, e conversou com servidores públicos que trabalham no local.
O Itabiraprev foi criado em 2011 para gerir o Regime Próprio de Previdência Social do Município, após a extinção do Fundo para Complementação de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público Municipal de Itabira (Funcapi). Contribuem para a autarquia servidores do próprio instituto, Prefeitura, Câmara Municipal, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
De acordo com Paulo Alexandre, 563 pessoas são assistidas: 400 aposentados, 103 pessoas que se aposentaram na época do Funcapi e recebem complementação e 60 pensionistas (sendo que 20 destes são da época do Funcapi e recebem complementação). Os números referem-se ao mês de dezembro de 2020. “Quando foi criado há dez anos, o Itabiraprev teve um aporte inicial residual do Funcapi e isso criou uma situação econômica melhor que outros institutos,” disse Paulo.
Em longo prazo, há o problema enfrentado por praticamente todos os fundos dos institutos de previdência: o déficit atuarial, sendo necessárias medidas para equilibrar as contas. “Os recursos arrecadados mensalmente pelo Itabiraprev conseguem pagar a folha e tem uma sobra, mas a tendência é a receita diminuir, pois cada servidor aposentado deixa de pagar e passa a receber. Temos também o resultado dos investimentos que representam um valor alto”, alertou Paulo Alexandre.
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