IPTU em Itabira deve arrecadar R$ 16 milhões

Foi publicado, nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial do Município o decreto sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021. Os proprietários dos imóveis começam a receber, a partir do dia primeiro de março, os carnês de pagamento. A entrega será feita pelos Correios. O documento poderá ser pago em até seis parcelas. No entanto, o contribuinte que optar por pagar em cota única, até o vencimento, terá desconto de 10%.

Há ainda a opção de pagamento em até noves vezes. Para isso, o interessado deverá retirar as guias de arrecadação no guichê de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). As guias poderão ser obtidas ainda na página oficial da Prefeitura na internet (www.itabira.mg.gov.br). Também devem recorrer ao guichê da SMF ou à internet os contribuintes que não receberem o carnê até o dia 30 de março e aqueles que optarem por antecipar o pagamento. Os formulários já estão disponíveis no site.

A equipe da SMF ressalta que o pagamento poderá ser feito nas agências dos bancos do Brasil, Itaú, Mercantil, Santander, Caixa Econômica Federal (incluindo as casas lotéricas credenciadas) e no Sicoob. A expectativa de arrecadação deste ano é de aproximadamente R$ 16 milhões. Os valores arrecadados pelo IPTU são aplicados em benfeitorias e qualidade de vida para a população. O recurso é investido em obras, saúde, educação e segurança.

O total de imóveis cadastrados no município atualmente é de 54.524. “Neste momento de pandemia, nossa proposta é de primeiro cuidar da população mais carente, dando condições para a Secretaria Municipal de Saúde, e depois incentivar e apoiar as empresas que geram empregos e riqueza em nosso município. Por isso, peço a todos os contribuintes que cumpram com seu papel e não deixem de pagar o imposto”, declarou o secretário municipal da Fazenda, Gilberto Silva Ramos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *