Turismo: começa asfaltamento no acesso a usina do Ribeirão São José

Fonte: Brander Gomes

O parque natural municipal do Ribeirão São José terá acesso facilitado. O trecho de 17 dos 22 quilômetros, entre a rodovia MGC 120 que liga Itabira a Nova Era, e a sede da usina desativada, está sendo asfaltado. Os melhoramentos estão sendo executados pela empresa Santa Fé, vencedora do processo de licitação realizado ainda ano passado. A programação inicial previa o início da intervenção ainda em 2020, mas foi adiado.

O trecho compreende morros sinuosos, na área de entorno da comunidade do Ribeirão São José de Baixo. A distância total até a sede do município é de 22 quilômetros. Toda a obra de pavimentação de trechos está sendo acompanhada pelo administrador das comunidades rurais, Reinaldo Linhares. Segundo ele, o início estava previsto para agosto do ano passado, e a conclusão em novembro de 2020, conforme contrato assinado.

Com a conclusão desta obra, cujo investimento previsto é de R$ 190 mil, Itabira se adéqua a infraestrutura necessária para incentivar o turístico-cultural, melhorando a trafegabilidade de turistas, que além da sede do parque, também visita atrativos naturais da região, além do rico patrimônio histórico da usina, a primeira hidrelétrica de Itabira, construída no início do século XX.

O parque municipal do Ribeirão São José foi criado dezembro de 1998 com 74 hectares, onde funcionava a antiga usina hidroelétrica, tombada e no acervo do patrimônio histórico da cidade. No local existem peças raras de geração de energia elétrica, importadas da Alemanha, em 1915, quando se deflagrava na Europa a Primeira Guerra Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *