Itabira: aumento no número de leitos UTI covid-19 no HMCC

Médico Rogério Mansueto, prefeito Marco Lage, e vice doutor Marco Gomes

A Prefeitura de Itabira inaugura nesta terça-feira (26), dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com covid-19 no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A iniciativa faz dobrar na instituição o número de leitos adaptados com respiradores e preparados para a emergência de infectados pelo coronavírus.

Leitos UTI covid-19 do HMCC

Os leitos serão instalados na ala onde atualmente funciona a UTI convencional do HMCC. Para isso, essas unidades para tratamento não-covid serão levadas para o andar inferior do hospital, onde havia leitos que foram desativados no fim do ano passado. A transferência dos pacientes terá início no período da tarde. Com a iniciativa, a Prefeitura de Itabira amplia a capacidade de atendimento para casos graves da covid-19.

Esse aumento foi determinado pelo prefeito Marco Antônio Lage devido à elevação de casos percebida não só em Itabira, mas no estado de Minas Gerais como um todo. “O número de casos positivos aumentou consideravelmente em janeiro, assim como a movimentação de pacientes nas alas de enfermaria e UTI. Chegamos a ter dias com ocupação na casa dos 80% nas UTIs da covid nos hospitais, o que ligou o sinal amarelo”, comentou o prefeito.

Secretária de Saúde Eliana Horta

O reforço no número de leitos é mais uma ação adotada pela Prefeitura de Itabira para diminuir a curva de novos casos da covid-19 na cidade. Além desse aumento na retaguarda de atendimento, o município também determinou que passageiros só transitassem sentados no transporte coletivo, retomou a desinfecção em pontos de ônibus e prédios públicos e reativou as barreiras sanitárias, entre outras medidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *