Renovado contrato com consórcio Mulheres das Gerais

A Prefeitura de Itabira formalizou nesta segunda-feira (18) a renovação do contrato com o Consórcio Regional da Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais. O documento foi assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage e pelo secretário municipal de Assistência Social, Elson Alípio Júnior. A formalização permitirá que o município continue contanto com o apoio da Casa Sempre Viva, um espaço para acolhimento temporário para mulheres e seus filhos que se encontram em situação de violência de gênero com risco iminente de morte.

Por meio do contrato, o município, entre outras responsabilidades, se comprometeu a fornecer o valor de R$ 65.579,10, divididas em três parcelas de R$ 21.859,70, que será utilizado para despesas com pessoal e encargos, outras despesas decorrentes e investimentos (despesas de capital). O contrato tem vigência até o dia 31 de dezembro deste ano. Segundo o secretário municipal de Assistência Social, o Consórcio Mulheres das Gerais faz parte da rede integrada que oferece suporte às mulheres vítimas de violência.

A coordenação dessa rede fica por conta do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher (Cream). “Cada instituição nessa rede tem diferentes missões para prestar o atendimento e proteger as mulheres. Esse espaço oferecido pelo consórcio é a alternativa para casos extremos, nos quais a vítima corre riscos reais de morte. Então, retiramos essa mulher do ambiente de risco e a encaminhamos para um ambiente seguro, onde há o acolhimento social e psicológico”, comenta Élson Júnior.

Desde que inaugurado, em 2019, o Cream já atendeu 1.064 casos de violência contra mulheres. Atualmente 256 ocorrências estão ativas, sendo as vítimas acompanhadas pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. Hoje o município não possui nenhuma mulher internada na Casa Sempre Viva. O convênio permite o acolhimento de até 10 mulheres simultaneamente no espaço. O contrato com o consórcio foi assinado em uma reunião virtual, acompanhada por mulheres de várias entidades, além da presença da primeira-dama Raquell Guimarães e a vereadora Rose Felix.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *