Itabira aguarda para até essa quarta-feira (20) a chegada do primeiro lote de vacinas contra a covid-19. A distribuição é feita pelo Governo do Estado, que encaminhará o imunizante para a Gerência Regional de Saúde (GRS), responsável por 24 municípios. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda aguarda a formalização de quantas doses serão destinadas aos itabiranos neste primeiro momento. A preparação para a campanha de imunização já é feita pela SMS.
Para o momento emergencial, a cidade terá à disposição cerca de 20 mil seringas agulhadas. Estrutura e logística para acondicionar e transportar as vacinas tão logo sejam liberadas pela GRS estão em ajustes finais. Também já foi feito o levantamento do chamado grupo prioritário. De acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, os primeiros a serem vacinados serão os profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus.
Segundo a SMS, o grupo de profissionais da saúde chega a 3,6 mil pessoas em Itabira. Ainda estão nesta primeira fase os idosos residentes em instituições de longa permanência e população indígena. Dentro do grupo de profissionais de saúde, o Estado orientou que os primeiros a receberem o imunizante sejam os integrantes da equipe de vacinação, depois as equipes de instituições de longa permanência e trabalhadores envolvidos diretamente no enfrentamento a doença.
“O nosso primeiro passo é saber quantas doses teremos. Esperamos já ter esta informação o mais breve possível nesta terça-feira, para dar andamento ao nosso plano de imunização. De qualquer forma, já estamos definindo toda a nossa logística para que o processo ocorra com eficiência. Sabemos da importância deste momento e do quanto às pessoas estão ansiosas por essa vacinação. Faremos com que aconteça da melhor maneira possível”, afirmou a secretária de Saúde, Eliana Horta.
Deixe um comentário