A Associação Comunitária do bairro Pedreira do Instituto, que engloba além de umas das regiões urbanas mais extensas territorialmente e populacional de Itabira, também abrange parte da zona rural, vizinha do bairro. Começou 2021, e mesmo diante da pandemia, com possibilidade de ser amenizada nos próximos meses com a vacinação da população, os líderes comunitários começam o planejamento, para executar projetos sociais, já nos próximos dias.
“Fizemos uma avaliação do ano anterior, período difícil devido à pandemia. Vivemos a perspectiva de projetos, e esse trabalho social que pretendemos desenvolver é dar oportunidade para as pessoas aqui de nossa comunidade, principalmente nossos jovens ainda muito ociosos, até mesmo os idosos que precisam ocupar a mente. Pretendemos fazer parcerias com instituições privadas e o Poder Público”, disse o presidente da Associação, Hudson Júnio.
No passado recente e antes do coronavírus se espalhar pelo país, o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabira foi parceiro, trazendo qualificação de mão de obra, através de convênio celebrado com o Senar-MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Minas Gerais). Sem nenhum custo para o aluno com material, e investimento exigido apenas de engajamento nas aulas, moradores tiveram acesso ao conhecimento, permitindo novo encaixe no mercado de trabalho. Ações assim podem voltar a ocorrer.
“Projetos de esportes, artes, e cultura, além de maneiras de captar renda alternativa. Vamos despertar nas pessoas os dons que às vezes estão escondidos, sobretudo nesse momento de desemprego. Uma reforma na sede está prevista, para receber parte destes cursos. Temos esse patrimônio da comunidade que não podemos deixar como esta, um espaço muito bom, prédio de muitos anos. Temos conversado para encontrar meios de uma grande reforma,” revelou.
Uma ação adotada pelos membros da entidade comunitária eram as reuniões itinerantes, que tiveram intervalo, por imposição das orientações para se evitar novos casos da covid-19. “Se fazemos reunião apenas na sede eu na consigo atingir as pessoas que tem dificuldade em vir. Eu sempre bato na tecla que é fundamental, para se inteirar sobre o que está acontecendo no bairro,” disse Hudson. Na retomada serão mantidas às medidas sanitárias, no considerado novo normal.
Itabira tem o Conselho Municipal de Saúde, mas para absorver melhor as demandas e garantir organização no encaminhamento das necessidades, foram criados os conselhos locais. Segundo Hudson Júnio, no bairro Pedreira a ferramenta tem trazido resultados. “É um mecanismo de controle social muito importante em nossa comunidade. Fizemos uma avaliação sobre 2020 impactado pela pandemia, e teremos ênfase nesse ano”, concluiu o presidente, pretendendo levar mais pessoas da comunidade para interagir nas reuniões.
Aqui por traz do colégio Graziela Moura ribeiro tem um lixão colocado pela vila que fica enfrente,já fui limpo várias vezes mas tem umas senhoras da vila Zaíra e odaleia que coloca lixo ,o próprio colégio já fez uma queixa mas não tem jeito elas jogam muito lixo ,da pra limpar e colocar uma placa não jogue mas lixo ,quem jogar vai levar uma multa coloca o valor ,só assim eles cão parar de jogar lixo ,não fale quem denunciou ,eles são baraqueiro,obrigado .