Em reunião dia 12 de janeiro, foi tratado planejamento do esporte amador em Itabira, principalmente do futebol, impactado pela pandemia. O encontro foi entre a Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa), representada pelo presidente Ricardo de Freitas, e a titular da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), Natália Lacerda Faria. Entre os participantes, João Mário de Brito, diretor da pasta, e coordenador de esportes, lazer e juventude.
Ricardo estava acompanhado do secretário da Lifa, Silvio Andrade, do tesoureiro, Paulo Moraes, e o assessor de comunicação, Lucas Fernandes. Eles apresentaram à secretária as dificuldades vividas, discutiram sobre receita, documentação e necessidades para um campeonato esse ano, pôs pandemia. Natália mostrou satisfação com a conversa, e se prontificou em atender reivindicações de uma nova sede para entidade esportiva.
Foi tratado como prioridade, transferir a Lifa para um novo local. No governo passado, a ideia seria de erguer construção em anexo a secretaria, para recepção e atendimento aos clubes, além de sala para reuniões e eventos. A gestora da SMELJ projeta usar o espaço para concentração de atletas visitantes em competições regionais e estaduais com Itabira como sede, depois que a Itaurb (Empresa de Desenvolvimento de Itabira) termine a transferência do prédio, para que a parte administrativa da pasta de esportes possa ser realocada.
Os gestores da Lifa esclareceram que os clubes pretendem competições em duas categorias: amador e máster, inclusive com patrocínio de camisas definido em contrato vigente de dois anos. Outra necessidade é manter a manutenção dos campos. Os campos do São Lourenço, do Pedreira e do União foram recentemente revitalizados. Também foram discutidos: comodatos e permissões de uso, ainda sem regularização necessária.
Deixe um comentário