Situações importantes para não ter aumento significativo na conta de luz

Thiago Batista

O verão chegou e, além das chuvas intensas, trouxe as altas temperaturas. Para suportar o calor, as pessoas costumam utilizar ventiladores, climatizadores de ar e aparelhos de ar-condicionado.  Contudo, o uso desses equipamentos requer bastante atenção. A Cemig destaca algumas dicas para que não haja aumento significativo na conta de luz de seus clientes.

Dos três mais utilizados, o ventilador é o mais popular, uma vez que geralmente é o aparelho mais em conta para se adquirir. Além disso, esse equipamento possui a menor potência dentre os três citados. Ainda assim, segundo Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, apesar de gastar menos energia, o cliente deve ficar alerta para o tempo de utilização do ventilador.

Engenheiro de Eficiência Energética da Cemig

“O consumo de energia depende, basicamente, de duas variáveis: potência em watts dos equipamentos e do tempo de utilização (em horas). Para utilizar corretamente a energia, deve-se atuar nessas duas variáveis. Mesmo que o ventilador tenha uma potência menor, se o aparelho ficar por longo período ligado, o cliente poderá ter um aumento significativo na conta de energia”, explica o engenheiro.

O especialista da Cemig também esclarece que o ar-condicionado tem uma potência elevada e que funciona de forma similar à geladeira, só que retirando o ar quente do ambiente. Por isso, ele recomenda que o consumidor fique atento ao tempo de utilização. Para os clientes que estão pensando em adquirir um aparelho desse tipo, o ideal é comprar os que têm selo procel ou que venham com a etiqueta do Inmetro com a letra A, pois são os mais eficientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *