HNSD se posiciona sobre óbito suspeito de coronavírus

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) publicou nota sobre uma morte tratada como suspeita. Esse seria o 32o ocorrido na unidade hospitalar de Itabira, com publicação nessa quarta-feira (6). Segundo o informe, depois de realizar teste RT-PCR (molecular), a morte tida como em investigação por coronavírus foi considerada de causa inconclusiva.

Leitos covid-19

O protocolo para a ocorrência de resultado incerto no teste para covid-19 é repetir o exame em até 48h, porém, como o paciente veio a óbito, não possível realizar o procedimento. Por se tratar de um caso atípico, a situação está sendo analisada pela equipe técnica do HNSD e também discutida na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

HNSD

Dessa forma, o óbito poderá ser computado como causado pela doença, caso tenha critérios técnicos para tal diagnóstico, caso contrário, o coronavírus poderá ser descartado. Esse resultado pode estar relacionado a amostra coletada antes do período de três a sete dias ao início dos sintomas, sensibilidade de amostra inferior no momento da coleta (devido a fator biológico do paciente), ou baixa carga viral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *