Logo no início de seu mandato, o prefeito Marco Antônio Lage, acompanhado do vice Marco Antônio Gomes, e do secretário de Obras, Transportes e Trânsito, José Maciel Paiva, visitaram áreas da cidade atingidas pelas fortes chuvas. Um temporal acometeu Itabira nas primeiras horas do dia dois de janeiro. No bairro Pedreira, a comitiva visitou casas da rua Pássaro Verde, onde ocorreu deslizamento de terra. Também participou da visita, João Izael Querino Coelho, ex-prefeito. Foi ele quem informou da situação de risco na residência atingida.
A casa localizada no terreno com a rua Gaivota, teve deslizamento no barranco que fica nos fundos do imóvel, atingindo parte da cozinha. A força d’água que veio da rua deslocou a terra. Um muro de contenção foi construído pelo proprietário. Ele providenciou lona para impedir que o barranco fosse mais encharcado pelas águas. A movimentação de terra começou dia 23 de dezembro, e piorou no início do ano. A preocupação dos moradores é o agravamento da situação com o período mais intenso de chuvas.
A Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) irá enviar ao local na segunda-feira (4), uma equipe emergencial para reparos imediatos. A Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) estará participando. A ação em longo prazo prevê mapeamento completo dos pontos críticos na cidade. “Há um claro problema de manutenção na rua Gaivota. Um problema de contenção da água, e toda enxurrada vem parar nas casas que estão no nível de baixo”, declarou o prefeito.
Marco Antônio também conferiu a situação de outra residência, onde parte da via se desfez e ameaça cair sobre o imóvel. Neste ponto também será feito um trabalho emergencial nos próximos dias, inclusive com o encurtamento da rua para evitar que o impacto dos veículos prejudique ainda mais o cenário. Deslizamento de terra também aconteceu no estacionamento da Catedral Diocesana, com danos materiais. Um veículo sem ocupantes foi atingido por um barranco.
Deixe um comentário