Prefeito quer que a Vale contribua na imunização contra a covid-19

Atendendo aos jornalistas, após a cerimônia de posse no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, sexta-feira (1º), o Prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, antecipou as estratégias para garantir a imunização da população. Uma delas foi antecipada pelo site www.euclideseder.com.br em dezembro, a solicitação de reserva de cem mil doses na vacina em processo de produção e certificação na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), através do Instituto Butantan. O pedido foi realizado através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi).

Prefeito em entrevista

Outra alternativa seria com a contribuição logística da mineradora Vale. As conversas já se iniciaram. “Nós estamos vendo por vários caminhos e já estamos em contato com a Vale. A mineradora acenou com a possibilidade de comprar do exterior, para atender seus milhares de funcionários de todo país. Eu dei pra empresa, a sugestão de trazer para as cidades onde opera, não só Itabira. Até no ponto de vista da imagem para a companhia, seria muito interessante. Trazendo o imunizante de fora do Brasil, seria um desastre deixar a população desassistida. Não é uma questão de doação”, disse Marco Antônio Lage, em entrevista.

Além do transporte, a empresa tem expertise na operação de compras. O Governo de Minas ainda está organizando a distribuição dos insumos, de forma regional e considerando Itabira como referência para 23 cidades. “Vamos fazer a escolha da forma mais rápida e segura no atendimento, para que a população seja imunizada o mais rápido possível,” concluiu o novo chefe do Executivo Municipal, otimista em amenizar a pandemia. Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage, titular da Secretaria Municipal de Saúde, irá acertar com o Estado, como será a gestão dos insumos. O local de estoque é uma das deliberações, com armazenamento indicado e em local seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *