Ferramentas para incrementar o turismo de aventura

Serra dos Alves

Serra dos Alves está no mapa de um projeto importante, concebido pelo itabirano Antônio Gonçalves, o “Ticorico”, e tornado possível pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Esse é o Projeto Bikestation – Circuito de Bicicleta entre Parques.

A proposta interliga e explora trilhas de parques, unidades de conservação e atrativos naturais. Ao longo dos trajetos foram instalados infraestrutura para descanso e estacionamento de bicicletas, painéis informativos, totens de orientação, painéis solares fotovoltaicos para recarga de e-bikes (bicicletas elétricas) e outros equipamentos.

O circuito começa no CAT do Parque da Água Santa, na sede do Município, e conecta, por exemplo, os Parques: Natural Municipal do Intelecto e o Alto Rio Tanque (Serra dos Alves), a Reserva Biológica Mata do Bispo e o Parque Ribeirão São José, entre outros destinos.

CAT

Segundo a turismóloga Carolina Pontes, responsável pela condução do projeto, o CAT contará com uma prateleira para a exibição de produtos da região, promoverá feirinhas e eventos criativos e incentivará a contratação, pelos turistas, de condutores ambientais locais para a realização dos passeios com segurança.

“O CAT Serra dos Alves funcionará também como uma espécie de portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó e ponto de apoio para aqueles que farão a Travessia Alto Palácio”, descreve Carolina. A comunidade local também será beneficiada com cursos e capacitações relacionadas ao turismo e ao empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *