Circuito de mountain bike pode trazer turistas para zona rural de Itabira

O idealizador do projeto que pode trazer turistas para zona rural de Itabira, Antônio Gonçalves “Ticorico” cita que a região tem trilhas para todos os gostos. “Desde estradinhas de terra em meio a florestas de eucaliptos, florestas naturais ou single track no cerrado. Os percursos mais leves podem variar de 6 a 30 quilômetros ou longas jornadas de pedal pelas montanhas mineiras”, revelou.

O Bikestation saiu do papel com recursos do Fundo Especial para a Gestão Ambiental (FEGA) e foi executado pela empresa Engeita Engenharia. Todo o projeto foi elaborado por meio de oficinas virtuais e presenciais, com moradores e veranistas, informa o plano. A etapa seguinte do projeto será a instalação de maquete, fotos, quadros e materiais de apoio no interior do CAT, bem como o treinamento dos funcionários. A conclusão das ações está prevista para o primeiro trimestre de 2021.

Usina Ribeirão São José

Com acesso a partir da estrada MGC-120, que interliga Itabira a Nova Era, o Parque Natural Municipal do Ribeirão São José teve um amplo cronograma de obras concluído no último mês de novembro. O principal alvo foi a restauração do belo complexo arquitetônico da Usina Hidroelétrica de Itabira, erguida no começo do século passado. “Tenho a certeza que Itabira será referência em atrações naturais”, destacou Priscila Martins da Costa, Secretária Municipal de Meio Ambiente.

A Prefeitura de Itabira realizou a estruturação do parque para receber visitantes, com a reforma das edificações da Usina e de sua sede administrativa, além da implantação de guarita, iluminação e paisagismo, calçamento do acesso interno e das trilhas que levam à cachoeira. A reabertura para visitantes aguarda o momento mais seguro, diante da pandemia de coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *