O que se deve observar no carro antes de pegar a estrada

A chegada do final de ano, mesmo diante um cenário de pandemia, surge como um possível momento para algumas pessoas tentarem se desconectar de um ano tão intenso quanto foi 2020. Como saúde e segurança tornaram-se elementos indispensáveis este ano, a tendência é um aumento nas viagens de carro para evitar contato com outras pessoas. Mas atenção: é preciso ter cuidados específicos para esses deslocamentos. Para quem vai pegar estrada, por exemplo, é hora de verificar se está tudo em ordem com seu automóvel.

Observe dicas valiosas de Gilberto Pose, especialista em combustíveis. Agora é hora de assegurar que seu veículo está em boas condições, seja porque ele ficou longos períodos parado ao longo deste ano ou por necessidade de realizar deslocamentos rodoviários mais longos nesse momento. Um check-up completo no carro é indispensável para a segurança de todos. A seguir, todos os itens e situações que devem ser verificadas antes de iniciar sua viagem.

A bateria é a responsável pelo funcionamento do sistema elétrico. O combustível parado no tanque por muito tempo pode oxidar, um processo de envelhecimento normal causado pelo contato com o ar. Os filtros de ar, de óleo e de combustível devem ser verificados. O fluido dos freios é um item importantíssimo no sistema de frenagem de qualquer veículo. O óleo do motor lubrifica as peças e impede que os componentes metálicos sofram com o atrito, já que este desgaste pode aumentar a temperatura e levar o motor a fundir. E finalmente, cheque a calibragem dos pneus! Mesmo parado, eles podem murchar e comprometer a segurança ao dirigir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *