HMCC conquista destaque internacional em atuação hospitalar

O Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), instituição 100% SUS (Sistema Único de Saúde) da cidade, obteve reconhecimento internacional por seu plano de resposta à covid-19. O HMCC é citado no Programa Beyond The Call of Duty for Covid-19 – Além do Dever do Chamado para a Covid-19, em tradução livre, da Federação Internacional de Hospitais, sediada na Suíça.

O plano de resposta alinha uma estratégia para redução de danos, definindo que ações serão tomadas no atendimento aos casos, considerando a saúde e a segurança de todos os envolvidos. As organizações com planejamento exemplar de resposta ao novo coronavírus estão listadas no site www.ihf-fih.org/beyond-the-call-of-duty-for-covid-19/organizations/.

Pelo menos 33% do orçamento municipal foi aplicado na saúde pública de Itabira a partir de 2017. Itabira tem hoje 352 leitos distribuídos no Hospital Nossa Senhora das Dores e Hospital Municipal Carlos Chagas. Em 2020, com os esforços para combater o novo coronavírus, os leitos hospitalares cresceram 40%. A atual gestão conquistou, principalmente, 57 leitos de UTI.

A testagem em massa foi uma estratégia adotada para um diagnóstico mais real da disseminação do vírus na cidade. Até a tarde desta quinta-feira (17), o Município de Itabira realizou 92.387 testes rápidos, de sorologia ou RT-PCR. Os dados constam em plataforma on-line atualizada em tempo real, disponível no link https://bit.ly/3ahZtp3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *