Alunos de escolas particulares migram para a rede pública

Após o anúncio do Ministério da Educação (MEC), quinta-feira (10), permitindo que as aulas continuem remotas enquanto durar a pandemia, as escolas particulares enfrentam uma verdadeira debandada dos alunos de todo o país. A transferência de alunos dos colégios particulares para a rede pública cresceu mais de 10 vezes, em relação ao ano anterior.

Ismael Rocha

“Com a perda de renda das famílias, a saída dos alunos da rede privada está ocorrendo porque as escolas particulares não estão entregando uma educação adequada. Sabemos que o ensino a distância necessita de didática específica, sendo que a lição de casa não está sendo feita da forma adequada pela gestão das escolas”, explica Ismael Rocha, doutor em educação, especialista em ensino híbrido e digital.

Os alunos das escolas particulares estão perdendo o interesse pelas aulas e são apoiados pelos seus pais que, por sua vez, agora acompanham de perto a situação. Em resposta ao problema, as famílias buscam alternativas mais baratas ou decidem migrar de vez para a rede pública de ensino. A pergunta que fica, para o especialista Ismael Rocha, é como as escolas particulares sobreviverão a este cenário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *