Cemig: investimentos em manutenção preventiva somam cerca de R$ 170 milhões

Cemig realiza manutenção preventiva para minimizar interrupções no fornecimento de energia e evitar acidentes com a rede elétrica

Para minimizar interrupções no fornecimento de energia aos seus mais de 8,6 milhões de clientes, a Cemig realiza a manutenção preventiva de sua rede de distribuição. Trata-se de inspeções em áreas urbanas e rurais, com o intuito de identificar problemas que possam causar interrupções ou acidentes com a rede elétrica. A partir dessas inspeções, a companhia promove poda de árvores, limpeza de faixa, realizada na área rural, para retirar vegetação que possa encostar na rede e troca de equipamentos como cruzetas, postes e isoladores. Somente em 2020, até o último mês de novembro, a Cemig já investiu aproximadamente R$ 170 milhões em manutenção preventiva, procedimento que é realizado de forma permanente em todo o Estado.

“A Cemig – sabendo da importância das árvores para o ambiente urbano e acreditando ser possível uma convivência harmoniosa entre a vegetação e as redes de distribuição de energia – busca sempre promover a sustentabilidade de suas ações, aprimorar procedimentos e garantir um serviço de qualidade para a população. Uma das atividades de manutenção mais rotineiras é a poda de árvores próximas aos equipamentos elétricos, realizada sob orientação de responsáveis técnicos e por equipes treinadas”, comenta o engenheiro Fernando Cesar Gomes, responsável pelo sistema elétrico da distribuição da estatal.

A técnica de poda utilizada é a poda direcional, que respeita os mecanismos naturais de rejeição de galhos pelas árvores. Nesse procedimento, as copas das árvores são conduzidas para fora dos cabos da rede de distribuição e apenas os galhos que estiverem crescendo em direção aos condutores são podados. Aqueles que não estiverem crescendo em direção à rede permanecem na árvore, e seu crescimento prossegue normalmente. Esse procedimento é respaldado por uma norma técnica aprovada no Brasil, baseada em recomendações da Sociedade Internacional de Arboricultura (International Society of Arboriculture) e não prejudica a vegetação.

(Cemig realiza manutenção preventiva para minimizar interrupções no fornecimento de energia e evitar acidentes com a rede elétrica).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *