Polícia Civil de Itabira participa da Operação Vetus

Foi deflagrada dia quatro de dezembro, simultaneamente em todos os Estados e no Distrito Federal, a Operação Vetus, com o objetivo de combater crimes de violência contra idosos. Segundo dados do Disque 100, que recebe denúncias de violações de direitos humanos, foram registradas quase sete mil denúncias de crimes contra idosos do primeiro dia de outubro, até esta quinta-feira (3).

A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e operacionalizada pelas Polícias Civis das unidades federativas. A unidade de Itabira da Polícia Civil participa. De acordo com o Ministério da Justiça, a operação investiga o aumento de casos de maus-tratos contra idosos durante a pandemia.

Itabira

Na área de abrangência da Delegacia Regional de Itabira, a Polícia Civil investigou diversas destas denúncias ao longo dos dois últimos meses. Foram instaurados Inquéritos Policiais em alguns casos específicos, nos quais comprovou-se a prática de crimes previstos no Estatuto do Idoso, como: abandono, maus-tratos e apropriação de proventos.

Em outros casos, foram solicitadas aos órgãos responsáveis medidas de proteção à idosos que se encontravam em estado de vulnerabilidade. Constatou-se ainda, nestas visitas, que grande parte das denúncias, normalmente feitas por vizinhos, eram infundadas, ou seja, os idosos não eram vítimas de crimes ou passavam por situação de vulnerabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *