Itabira: 26º Batalhão da PM lança Operação Natalina

Nesta quinta-feira (26) foi lançada a edição 2020 da Operação Natalina, em Itabira, assim como nos demais 852 municípios mineiros. Na Terra de Drummond, dezenas de militares se reuniram na praça do Areão, e seguiram por toda a cidade. A atividade especial vai até o dia 31 de dezembro, e conta com os militares do serviço administrativo, para desempenhar a atividade fim, visando a prevenção aos crimes contra o patrimônio, motivada pelo aquecimento do comércio com aumento da circulação de pessoas, em razão as festas de final de ano.

“A atuação é em todo o Estado, e em Itabira não é diferente, em razão do natural aumento do fluxo de pessoas e dinheiro no comércio, por conta das atividades do final de ano, Natal e até Ano Novo. Preocupados com a segurança das pessoas no sentido de potencializar medidas de prevenção e repressão qualificadas, a Polícia Militar usa seu efetivo de forma mais presente junto a comunidade para fazer frente a essa demanda maior que surgi no final de ano”, disse o capitão Pierry Ribeiro, comandante da 83a Companhia do 26o Batalhão.

Capitão Pierry

O efetivo administrativo passou a ser empregado nas ruas, principalmente em centro comerciais, em suplementação ao policiamento ordinário, proporcionando assim, um ambiente mais seguro para a população, nesse período que antecede as festas. Foi o capitão Pierry o oficial que esteve à frente do lançamento da operação em Itabira, responsável por repassar informações sobre as atividades na área da unidade: Itabira, Barão de Cocais, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Santa Maria de Itabira, Ferros, Carmésia, Passabém e Itambé do Mato Dentro.

“Uma das questões principais é empregar todos no serviço operacional em apoio aos esforços já lançados. Lembrando das medidas de segurança que a comunidade deve adotar, como: evitar carregar grande quantidade e dinheiro, priorizando cartões bancários; respeitar as normas de trânsito, principalmente no Centro, evitando autuações; se levar crianças aos locais de compras usar pulseiras de identificação com nome, endereço e contato telefônico, porque é comum se perderem em virtude do número de pessoas no varejo; e evitar expor as compras e bolsas nos veículos, use o porta-malas”, revelou o oficial. Somando as 11 cidades, são de extensão territorial 5.342 km² com uma população de cerca de 208.448 habitantes.

A PM instrui dicas de segurança, como medidas de autoproteção. Uma delas é evitar usar itens de grande valor agregado e cuidado ao usar telefone celular. O objetivo é promover preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, de forma a impedir a ação de infratores, trazendo mais tranquilidade a sociedade. Após a conclusão, entre primeiro e 31 de janeiro será a vez da Operação Férias Seguras, que coibi delitos contra o patrimônio e pessoas, mediante emprego do policiamento ostensivo em locais estratégicos, para assim aumentar a visibilidade e a consequente preservação da ordem pública.

Clique aqui e veja a reportagem em vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *