Empreendedorismo Feminino: mulheres são responsáveis pela maioria das novas empresas

De acordo com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), as mulheres são donas de pelo menos 34% das empresas brasileiras. Enquanto isso, a entidade também aponta que elas são responsáveis pela abertura de mais de 49% dos novos empreendimentos no Brasil. Porém, mais da metade desses negócios fecham antes dos 2 anos de existência.

1151109242

Um dos principais motivos para tal índice está nos erros de gestão. Segundo Valéria Bax, empresária e especialista em gestão de negócios, alguns erros ainda comuns são os principais responsáveis. “Os dados apontam que muitas mulheres entram nesse meio por necessidade e acabam sem conhecimento sobre questões básicas, como planejamento e finanças. Isso acaba atrapalhando o andamento da empresa já nos primeiros dias e vai se agravando com o tempo”, diz.

Valéria Bax

Valéria também enfatiza determinado ponto que não pode faltar ao começar o próprio negócio. “Pense sempre naquilo que você tem mais afinidade, assim será mais fácil colocar tudo em ordem. É importante também saber montar estratégias, colocá-las em prática, gerir corretamente e estar preparado para eventuais imprevistos, como momentos de instabilidade econômica”, orienta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *