Cemig alerta sobre segurança na rede elétrica durante tempestades de verão

A proximidade da chegada da estação mais quente do ano é o momento de focar na prevenção.  O verão do sudeste brasileiro é caracterizado pelas tempestades que acontecem, principalmente, nos fins de tarde. Por isso, a Cemig alerta que a população deve ficar atenta aos perigos desse fenômeno meteorológico, que geralmente é acompanhado da ocorrência de raios, rajadas de ventos e inundações.

De acordo com o engenheiro de Segurança do Trabalho Francis Nascimento, da Cemig, alguns procedimentos devem ser adotados pela população durante as tempestades, como desligar das tomadas os equipamentos elétricos, evitando o risco de queimá-los e também de colocar em risco a vida das pessoas.

“Durante as chuvas, havendo descarga atmosférica, esta pode cair nas proximidades da edificação ou até mesmo na rede elétrica. Essa descarga pode chegar às residências por meio de indução do raio na instalação elétrica da casa ou pela fiação da rede elétrica, podendo atingir os moradores ou seus equipamentos”, explica o engenheiro.

Em função da grande incidência de raios em Minas Gerais, o sistema elétrico da Cemig é equipado com pára-raios de média tensão que protegem os equipamentos instalados ao longo dos circuitos, mas que também é possível o cliente adquirir a proteção para baixa tensão, que deve ser instalada no ponto de entrega (padrão), com o intuito de reduzir os riscos dentro da edificação.

A Cemig possui o Radar Meteorológico, que foi instalado no município de Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Este instrumento atua no monitoramento de topos de nuvens para vigilância meteorológica com alcance quantitativo de chuva e tempestades num raio de até 250 km e com alcance qualitativo até 450 km. O equipamento beneficia cerca de 40 milhões de pessoas dentro da sua área de abrangência de cerca de 500 mil km².

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *