Cemig apresenta a versatilidade da música mineira em atrações culturais gratuitas

O Energia da Cultura está musical! Reunindo artistas e projetos patrocinados pela Cemig, a versatilidade e a riqueza da música mineira é o tema da semana, que vai desde a ópera à viola, da orquestra à música popular brasileira. As atrações estão disponíveis a partir desta sexta-feira (6) gratuitamente em plataformas digitais para curtir de casa, sem gastar nada, e podem ser acessadas na página da Cemig no Facebook.

Programação:

Mostra Cinema e Ópera: Diálogos
Como parte da Temporada de Ópera on-line, a Fundação Clóvis Salgado exibe 17 obras e 4 mesas-redondas com debates ao vivo. Conheça a relação da ópera com o cinema e outras expressões artísticas, com reflexões sobre o universo feminino, preconceitos sociais e a busca ambiciosa pelo poder.

Mostra Cinema e Ópera: Diálogos

Orquestra de Câmara Inhotim: músicas brasileiras
No domingo (8), às 11h, assista à apresentação da orquestra, criada em 2019 para a formação musical de centenas de jovens de Brumadinho/MG. O concerto é composto por músicas brasileiras como “Alegria, alegria” e “Tropicália”, com a regência do maestro César Timóteo.

Orquestra de Câmara Inhotim

Academia Mineira de Letras: Palestra “Clube da Esquina: amizades, sonhos e canções”
Bruno Viveiros Martins, autor do livro “Som imaginário: a reinvenção da cidade nas canções do Clube da Esquina”, fala sobre a formação do grupo musical mineiro Clube da Esquina e a sua importante relação com a cidade de Belo Horizonte/MG no final da década de 1960. A palestra aborda também a amizade que nasceu entre os integrantes da banda e como ela está presente em suas canções.

Violas – O fazer e o tocar em Minas Gerais

“Violas – O fazer e o tocar em Minas Gerais”
Conheça a história da viola em Minas Gerais, neste documentário dirigido por Felipe Chimicatti e Rafael Bottaro. O instrumento chegou à América portuguesa com os primeiros colonos e hoje é um dos elementos fundamentais no cotidiano dos mineiros, nas celebrações e expressões culturais do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *