Um método de ataque virtual utilizado para persuadir as pessoas, abusando da ingenuidade e confiança do usuário para obter informações que podem liberar acesso a computadores ou smartphones, chamado de “engenharia social”, está sendo muito utilizado por golpistas. A técnica é empregada por criminosos virtuais para induzir usuários a enviar dados confidenciais e podem ser realizados por meio de e-mails, chamadas telefônicas, mensagens SMS ou por aplicativos.
O Procon Itabira registrou, de janeiro a maio deste ano, 57 notificações feitas por consumidores em relação a golpes, principalmente, utilizando dados e nomes de instituições financeiras. A técnica mais comum registrada na cidade, de acordo com a secretária executiva do Procon, Virgínia Cleiston Magalhães Menezes Cruz.
“É quando os fraudadores se passam por colaboradores de instituições financeiras, têm acesso a dados cadastrais dos consumidores, oferecem empréstimos e já creditam os valores em conta”. “Quando o valor é questionado, oferecem uma suposta negociação com emissão de boleto para cobrir uma suposta multa contratual, se o consumidor paga este boleto, o dinheiro vai direto para a conta dos fraudadores”, relata a secretária.
Esse tipo de golpe é registrado com frequência no município e em outros órgãos estaduais. Se o consumidor não ficar atento pode ficar vinculado a um contrato de empréstimo, que nem usufruiu. A orientação do Procon é sempre desconfiar e nunca fornecer dados como senhas, e números de protocolo, entre outros.
“Nunca passe dados confidenciais por aplicativos, e-mails, não baixe arquivos suspeitos e nunca revele a senha. Principalmente, não pague boletos que você não conhece a origem. Neste caso o dinheiro vai direto para os fraudadores”, garante Virgínia Menezes. Em caso de dúvidas, a melhor alternativa é procurar o Procon, telefone: (31) 3839-2220 ou consultar a plataforma www.consumidor.gov.br.
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