
Foto: Nova 381
A equipe da Concessionária de Rodovia que faz a gestão do trecho da BR-381 protagonizou, nesta quinta-feira (11), atendimento inesperado: o primeiro parto realizado. Nádia Micaela Gomes, 27 anos, e seu marido, Walisson de Oliveira Dias, de Belo Oriente, seguiam para o Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga. Pouco mais além das 18h, próximo à base três do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), o casal informou sobre a gestação avançada.
A líder do guincho pesado, Suellen Souza Assis, acionou o Centro de Controle de Operações (CCO) pelo rádio e comunicou a situação. A equipe do Atendimento Pré-Hospitalar (APH), formada por Douglas Reis Fernandes de Souza e pelos socorristas Luiz Filipe da Silva Marins e Alexia Giovana Barcelos da Silva, deslocou-se imediatamente para encontrar o casal. Um minuto depois, a gestante foi conduzida para a Unidade de Resgate. Os profissionais aferiram os sinais vitais.
Durante o deslocamento, começou a preparação do kit parto. A equipe recebeu orientação para encaminhar a gestante ao HMC, referência na região e sob a gestão da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), mesma instituição que administra o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), de Itabira. O marido seguiu acompanhando a viatura no seu carro. O bebê não quis esperar e, com evolução rápida, a equipe realizou o parto assistido.
Em meia-hora, nasceu Anaelise. “A equipe foi bastante prestativa. Recebi todos os cuidados, não tenho a reclamar. Minha filha nasceu saudável, com 3,7 kg”, conta a mamãe Nádia. Para Douglas, que atuou diretamente no atendimento, a ocorrência exigiu agilidade, preparo e tranquilidade da equipe. “A prioridade foi garantir a segurança da mãe e do bebê durante todo o atendimento, pois as equipes são treinadas para atender todas as ocorrências da rodovia”, finaliza.


Deixe um comentário