
Foto: Arquivo
A terceira data comercial mais importante do país, o Dia dos Pais deve injetar R$ 2,4 bilhões no comércio mineiro, com um tíquete médio de R$ 178, segundo pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG). De acordo com o levantamento, 11,5 milhões de mineiros (66%) vão presentear na data, sendo que, desse total, 40,7% irão presentear seu próprio pai, enquanto 18,5% vão dar presente para o pai dos seus filhos e 11,1% vão presentear os sogros.
Questionados se já sabem o que comprar, 62,2% ainda não se decidiu. A pesquisa mostra que 51,1% dos consumidores vão realizar suas compras em lojas físicas, 31,1% na internet, e 17,8% vão comprar nas duas. Metade dos entrevistados vai optar por itens de vestuário, enquanto 19,4% irão dar preferência para os cosméticos e perfumaria, outros 9,7% irão adquirir produtos do ramo de calçados e 8,1% pretendem comprar produtos alimentícios em supermercados/hipermercados.
“Os consumidores estão mais retraídos, mas o apelo emocional da data não os impedirá de ir às compras. Diante desses dados positivos, cabe aos lojistas aproveitarem a oportunidade dessa sazonalidade, com ações que envolvam a temática, promoções e atendimento customizado. O consumidor não abre mão de presentear, então é hora de aplicar uma boa estratégia de vendas”, afirma o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva. O cartão de crédito lidera o ranking com 71,1% das preferências de pagamento.
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