No Crea-MG, Estado homenageia profissionais que atuaram na tragédia gaúcha

Crédito: Marcella Araújo/Crea-MG

Em visita ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), nesta terça-feira (30), o governador de Minas Gerais Romeu Zema encontrou os engenheiros e geólogos mineiros que foram voluntários na tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul. Eles foram recebidos na sede, em Belo Horizonte, pelo presidente do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio.

Participaram do encontro, o engenheiro de minas Jeffiter Oliveira, a geóloga Priscila Diniz e os engenheiros geólogos Gabriel Alves e Marcos Geraldo Barbosa. Além deles, o engenheiro geólogo Paulo Alberto Alessandreti fez parte da equipe de cinco profissionais que atuou na reestruturação das áreas afetadas por deslizamentos em Bento Gonçalves, no mês de maio. O prefeito do município gaúcho Diogo Segabinazzi participou remotamente.

O governador destacou a importância da atuação dos profissionais mineiros no estado gaúcho e reforçou os laços com o Conselho.  “Parabéns ao Crea-MG pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. Nós temos acompanhado e vamos estreitar ainda mais, queremos que tudo flua muito bem”,  afirmou Zema. Diogo Segabinazzi agradeceu, e reforçou que a ajuda foi fundamental para passar pela calamidade.

O Crea-MG recrutou os profissionais, que são especialistas em geotecnia, e viabilizou a ida deles até o local. “É muito satisfatório constatar que os nossos profissionais contribuem para a melhoria da vida das pessoas. Os especialistas que foram ao Rio Grande do Sul atuaram diretamente para viabilizar o retorno da população afetada as suas moradias e locais de trabalho,” pontuou Marcos Gervásio.

O engenheiro de minas Jeffiter Oliveira afirmou que foi gratificante participar da ação humanitária. “Ouvíamos os relatos, os desabafos de quem tinha perdido tudo. E é nessa hora que nós, profissionais da engenharia, tínhamos que usar dos nossos conhecimentos técnicos para explicar que era, sim, possível recomeçar. Isso foi muito honroso para mim”, destacou o profissional que também é especialista em geotecnia e hidrologia.

Marcos Gervásio também falou sobre a importância das profissões no setor público e a valorização das carreiras no Estado. “A questão da valorização profissional é muito importante. Em muitos órgãos estaduais, os nossos engenheiros desenvolvem um extenso trabalho técnico, mas como analistas, sem emitirem a ART de cargo e função. Eles não são reconhecidos pelo órgão como profissionais”, explicou o presidente do Crea-MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *