
Fonte: Sebrae
Com a chegada de um novo ano, os donos de pequenos negócios precisam estar atentos às novas tendências de mercado e às mudanças do perfil do consumidor. Seja para expandir o negócio ou se manter no mercado, é preciso conhecer as novas tecnologias e inovações, e entender como aplicá-las na empresa. Para apoiar os empreendedores nesse desafio, o Sebrae Minas oferece uma série de conteúdos gratuitos, em formato de vídeo e podcasts, disponíveis no Portal da Inovação.
De acordo com a analista do Sebrae Minas, Alessandra Simões, o ano de 2022 foi marcado por uma digitalização acelerada e uma fusão entre os mundos físico e digital. “Essas mudanças vieram para ficar e influenciam diretamente no processo e comportamento de compra do consumidor. O empreendedor que tem um olhar atento ao mercado consegue se antecipar às mudanças e tomar decisões mais acertadas”, explica.
Uma pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas revelou que 27% (5,3 milhões) das micro e pequenas empresas brasileiras ainda não entraram para o mercado digital. “A pandemia acelerou o processo de transformação digital, mas muito empreendedores ainda têm dúvidas sobre como dar o primeiro passo nesse universo e se tornar relevante no ambiente digital. É preciso entender o que norteia o novo comportamento do consumidor, para se relacionar e comunicar com ele de forma efetiva”, frisa.
Deixe um comentário