Em linha com o que já ocorreu em países como Estados Unidos e Reino Unido, o Sindicato de Cemitérios e Crematórios (Sincep), único no Brasil com atuação nacional, está liderando uma iniciativa para garantir que todos os trabalhadores desse setor entrem na lista de prioridade da vacinação contra a covid-19. O ofício acabou de ser protocolado na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e está seguindo o mesmo trâmite nos outros estados do país.
“Por serem o último elo da cadeia sanitária, os profissionais do setor estão muito expostos ao vírus, mesmo com todos os protocolos de prevenção adotados. Parte do trabalho é retirar os corpos em hospitais e residências ou estar em contato com as famílias das vítimas da covid, que muitas vezes podem estar contaminadas também”, explica Gisela Adissi, presidente do Sincep.
Coveiros, atendentes, motoristas, auxiliares funerários e demais trabalhadores do setor foram consideradas profissões essenciais ao controle de doenças pela Lei 14.023, de oito de Julho de 2020. O setor engloba por volta de 14 mil empresas (cemitérios, crematórios, funerárias e planos funerais) e emprega mais de 40 mil pessoas no Brasil.
“Nos EUA, os profissionais do setor já haviam sido priorizados na ocasião da vacinação contra o H1N1 e agora serão colocados no começo da fila de novo. Queremos que o Brasil siga nessa. mesma direção e também garanta a proteção adequada a esses trabalhadores,” finalizou.
Deixe um comentário