Começa na próxima semana o 5º Festival Gastronômico Sabores de Itabira

Foto: Arquivo

Evento reúne gastronomia, cultura e música em cinco dias

A gastronomia itabirana será a grande protagonista entre os dias 29 de julho e dois de agosto, durante a realização do 5º Festival Gastronômico, que neste ano traz como tema “Raízes, Cultura e Fogão”. A programação reúne chefs renomados, oficinas culinárias, aulas-show, concurso gastronômico, apresentações musicais e atividades para toda a família, valorizando a culinária regional e os produtos da terra.

Lançamento do evento. Foto: Arquivo

As atividades terão início na quarta-feira (29) com o 4º Seminário Sabores, realizado no quinto andar do Edifício Campos, na rua Dr. Sizenando de Barros. Às 9h começa a aula-show da chef Carole Crema, que apresentará a receita “Mousse de Café com Caramelo de Rapadura e Croustillant de Cachaça”. À tarde, a chef Joyce Carvalho, do Senac, ministra a oficina culinária “Arroz Tropeiro”, cujas vagas já estão esgotadas.

Acontece às 19h a avaliação do 5º Concurso Itabira Mais Doce, que elegerá a melhor quitanda do município. Na quinta-feira (30), o Seminário Sabores prossegue com duas oficinas gastronômicas também promovidas pelo Senac. Pela manhã, a chef Beatriz Zamaro ensina o preparo do “Nhoque de Cabotiá à Bolonhesa”. À tarde, o chef Hector’s Oliveira conduz a oficina “Risoto de Queijo Minas com Geleia de Vinho”.

Rodrigo Bernardi, presidente do Instituto ITI. Foto: Arquivo

Na sexta-feira (31), a programação técnica será concluída com a oficina “Cheesecake de Cocada e Caramelo Salgado”, ministrada pelos chefs Beatriz Zamaro, Joyce Carvalho e Hector’s Oliveira. À noite, o festival será oficialmente aberto ao público na Avenida Mauro Ribeiro, em frente à Estação Ferroviária. A partir das 19h, o espaço contará com ambientação musical comandada pela DJ Lu Mendes e abertura da área gastronômica.

Às 21h, a banda Roça Nova sobe ao palco para o primeiro grande show do evento. No sábado (1º), a programação começa às 11h com a reabertura da área gastronômica, ambientação musical e o espaço de brincadeiras do ITI para o público infantil, até às 19h. O Espaço do Saber receberá duas aulas-show gratuitas, mediante inscrição uma hora antes de cada atividade, por ordem de chegada.

Senac Unidade Itabira

Às 13h, o chef Hector’s Oliveira apresentará o prato “Porquinho com Café”. Às 16h, a chef Beatriz Zamaro ensinará a receita “Dadinho de Canjiquinha com Geleia de Maçã Verde”. A programação infantil terá ainda o espetáculo “Tio Jan e Banda”, às 15h. Já a música continua à noite com apresentações da Banda 80’& Tal, às 18h, e da Banda Savassi, às 21h30. O encerramento, no domingo (2), também começa às 11h.

A primeira atividade  é o espaço gastronômico, concomitantemente a apresentação musical do DJ Lu Mendes e espaço recreativo do ITI. Durante a tarde, o público poderá participar de três aulas-show. Às 13h, a chef Joyce Carvalho prepara “Mousseline de Batata Baroa com Ragu de Carne”. Às 15h30, o chef João Vieira apresenta o prato “Arroz de Cupim com Defumados e Vinho Tinto – A Paella Brasileira”.

Foto: Arquivo

Já às 18h, Joyce Carvalho, Beatriz Zamaro e Hector’s Oliveira encerram a programação técnica com a receita “Bambá Mineiro com Crispe de Couve”. A programação cultural também reserva espaço para o samba com o grupo Samba do Dan, às 17h. Às 20h, será realizada a cerimônia de premiação do 5º Concurso Itabira Mais Doce. No encerramento, o cantor Bob Drumond e Banda, com show marcado para as 21h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *