Vale incentiva atividades de voluntariado como iniciativa de práticas sustentáveis

Rede Voluntária. Fonte: Vale/Divulgação

ESG é sigla do inglês que significa “Environmental, Social, and Governance” (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa, na tradução literal), ou seja, o conjunto de critérios que as empresas podem utilizar para avaliar as suas práticas sustentáveis. O objetivo é que as empresas tenham maior governança ambiental, social e corporativa, gerando impacto social nas suas ações. Pela Vale, a Rede Voluntária se mobilizou para arrecadações para a Organização Não Governamental (ONG) Ação Cidadania, em solidariedade às vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.

O voluntariado empresarial tem ganhado força no Brasil, com um número crescente de empresas incentivando o engajamento de seus colaboradores em ações voltadas ao meio ambiente, e à melhoria da qualidade de vida das comunidades. O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), que reúne 27 empresas de variados setores, percebe que os programas de ações corporativas têm se integrado cada vez mais às estratégias de ESG, com ações consistentes e iniciativas alinhadas aos objetivos das companhias. Em 2023, 50% das empresas incentivaram as ações de voluntariado.

Na área de Recursos Humanos (RH), a proporção diminuiu de 21% em 2020 para 5,6% em 2022. Outros 22% das empresas mantêm seus programas de voluntariado sob a responsabilidade de Fundações ou Institutos. “Programas de Voluntariado Empresarial impulsionam ações estruturadas, que têm cada vez mais se relacionado ao propósito das empresas, contribuindo para potencializar suas estratégias ESG”, explica Ednei Fialho Lopes, porta-voz do CBVE. Estão entre os principais benefícios: gerar o orgulho de pertencimento, melhor clima organizacional e a contribuição para um legado nas comunidades.

Também são citados ganhos reputacionais, de imagem, contribuição para atração e retenção de talentos. O aumento da robustez é evidenciado pela criação de equipes dedicadas no seu desenvolvimento, pela alocação de orçamentos específicos, práticas adotadas por todas as empresas associadas ao CBVE. Nos últimos dois anos, o número de voluntários aumentou 50%, chegando a cerca de 54 mil pessoas, o que equivale a 11% dos empregados nas empresas consultadas. Quase 78% das empresas afirmaram que a alta liderança está presente em ações pontuais, deles mais de 16% em participação mais intensa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *