Rica em água, Serra dos Alves terá capacidade de reservação triplicada pelo Saae

Crédito: Ascom/Saae

Obras para ampliar captação e distribuição de recursos hídricos

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) vai investir em projetos para atender moradores e turistas em Serra dos Alves. Obras de melhoria do sistema de captação e distribuição de água serão feitos na comunidade. O investimento é de R$ 700 mil, para beneficiar aproximadamente 116 residências e, aproximadamente, 300 moradores, além do público rotativo em busca dos atrativos turísticos. A capacidade de reservação será triplicada.

Crédito: Ascom/Saae

Na última quinta-feira (23), servidores da autarquia participaram de reunião na comunidade, com o Instituto Bromélia, para sanar dúvidas e iniciar o cadastro de adesão aos serviços. A região é considerada rica em recursos hídricos, porém, enfrenta dificuldades no abastecimento, devido ao volume insuficiente de armazenamento. Situação que, agrava aos feriados, e nos finais de semana, diante do número considerável de visitantes.

Crédito: Ascom/Saae

O Saae iniciou a construção da nova rede de abastecimento, com extensão aproximada de 1.500m, a ferramenta vai ampliar a capacidade de reservação, dos atuais 20 mil para 60 mil litros. A captação será em nascente, mas, antes de chegar às ligações, passará por processos de filtragem e desinfecção com clorador de pastilha (conjunto de peças para forçar a passagem dos recursos hídricos por depósito composto por pastilhas de cloro).

Crédito: Ascom/Saae

“A nossa expectativa é que nos próximos meses possamos entregar as obras de melhoria do abastecimento da comunidade, e por fim ao problema crônico de distribuição de água”, disse o diretor-presidente do Saae, Carlos Carmelo Torres Moreira “Cac”. Para o tratamento do esgoto, serão instalados 40 biodigestores, e assim, substituir o sistema de fossas negras (sem revestimento), utilizado no meio rural, mas que contamina o solo e lençóis freáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *