Inscrições abertas para interessados em participar da 23ª edição do projeto “Teatro em Movimento”, para as oficinas “Atrás da História”, que busca resgatar e dar voz às narrativas de histórias não contadas, explorando o vasto território do não reconhecido, do que ficou invisível ou caiu no esquecimento durante seu percurso. As atividades serão ministradas por profissionais especializadas e atuantes em suas áreas: Fernanda Vianna na Prática e Direção Cênica; Eliatrice Gischewski, na Preparação Corporal; Rose Brant, na Preparação Vocal; e Malu Grossi Maia, na Dramaturgia, entre outras personalidades do segmento.
O projeto tem curadoria e coordenação de Tatyana Rubim, reconhecida pelo incentivo às artes cênicas e na formação profissional. As oficinas são gratuitas e estão programadas para acontecer nos meses de abril e maio, oportunidade de imersão criativa para estudantes e artistas cênicos, com idade a partir dos 16 anos. As atividades presenciais acontecem na Casa do Brás, localizada na rua Guarda-Mor Custódio, 156, Centro. As atividades começam dia 12 de abril, com a proposta é trazer um novo olhar sobre personagens esquecidos ao longo da história, através da preparação corporal e vocal, prática, direção cênica e dramaturgia
O patrocínio master é do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Além de Itabira, as oficinas “Atrás da História” também irão acontecer em Congonhas e Ouro Preto. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas de oficinas e mais cinco ouvintes. As inscrições estão abertas até o dia 10 de abril. Para se inscrever basta clicar aqui. Haverá emissão de certificado para quem cumprir no mínimo 75% da carga horária proposta. Oportunidade de aprendizagem prática e imersiva mais sobre o processo criativo de forma intensa e personalizada. Ao final das oficinas, uma mostra especial será realizada no Memorial Minas Gerais Vale.
“Oportunidade formativa para mergulharmos nas profundezas das narrativas não contadas. Esperamos não apenas enriquecer o repertório artístico dos participantes, mas também contribuir para uma compreensão mais ampla e inclusiva de nossa história. Os inscritos poderão trocar sobre assuntos ligados a outras partes importantes da construção de espetáculos: produção, desenho de luz, desenvolvimento de trilhas, cenotécnica e muito mais. Neste momento, a atividade em ser gratuita, e aberta ao publico em geral, não sendo restritiva aos inscritos apenas na parte prática. Isso também torna a ação uma troca crônica”, completa Tatyana Rubim.
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