
Dr. Tasso Araújo. Fonte: FSFX
É essencial pontuar que saúde é mais do que a ausência de doenças, é um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Para celebrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado neste domingo (7), o urologista da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Dr. Tasso Araújo, destaca que a manutenção desse equilíbrio requer a adoção de hábitos saudáveis. “Viver bem com as pessoas que nos cercam. Ter uma alimentação saudável, beber bastante água, evitar frituras, gorduras e álcool, não fumar e praticar atividade física são hábitos importantes para vivermos em harmonia e, ter uma vida saudável,” disse.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), praticar atividades físicas regularmente é fundamental para prevenir e tratar doenças como infarto, hipertensão, diabetes e outras. “Como médico, sempre busco mostrar para os meus pacientes a importância da atividade física”, comenta Dr. Tasso. Praticante de ciclismo há mais de 25 anos, o urologista afirma se sentir muito bem ao realizar tal atividade. Conta que um dos benefícios que obteve com a atividade para sair do sobrepeso. “Quando decidi levar o esporte mais a sério consegui eliminar 20 quilos, os quais eu nunca mais me recuperei”, aponta.
Além de benefícios na saúde física, a prática de atividades também impacta na saúde mental. Estudo com quase cinco mil participantes, evidenciam a relação entre baixos níveis de atividade física e maior propensão à depressão. Essa prática libera neurotransmissores que promovem bem-estar e reduzem o estresse. Os exercícios regulam os níveis de endorfina e serotonina que atuam no controle do humor e ansiedade. “A atividade física é algo que me dá muito prazer em fazer. Eu falo que o principal benefício dessa prática é me manter equilibrado, principalmente nos dias de hoje que a rotina é muito intensa,” afirma o médico.
Deixe um comentário