
Maurício Marques (colete azul) e equipe. Fonte: GRS Itabira
Os municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS) com sede em Itabira, realizam no dia 23 de março, a segunda edição do “Dia D no Combate ao Aedes”, como ciclo do movimento “Minas Unida”, mobilização social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e nas administrações das cidades envolvidas, por todo o Estado. O primeiro ciclo ocorreu em fevereiro, sempre, com o objetivo de ampliar o combate ao vetor e focos da proliferação de arboviroses (Dengue, Zika-vírus e Febre Chikungunya).

Fonte: GRS Itabira
“O evento, que foi regional obteve resultado muito bom, mobilizando grande parte da população e profissionais de saúde das microrregiões de Guanhães, Itabira e João Monlevade. Participação de 25 municípios no primeiro ciclo. Neste segundo, tivemos a participação de 20 cidades, com grandes ações de mobilização. Importante ressaltar que todos os 27 municípios que compõem a GRS têm realizado de forma regular ações de enfrentamento às arboviroses em seus territórios”, disse diretor da GRS Itabira, Maurício Geraldo Marques.

Fonte: GRS Itabira
O Dia D é mais uma estratégia que representa um esforço coletivo em prol da saúde pública. “A mobilização representa a união, a coparticipação entre o setor público, privado e a comunidade”, completou Maurício Marques. “Minas Unida contra o Mosquito Aedes” destacou assessora de gestão Regional, Clarissa Drummond Moreira, da GRS Itabira, afirmando ser muito importante sensibilizar a comunidade, porque é a parceira fundamental no combate ao mosquito, já que mais de 80% dos focos estão dentro dos imóveis.

Fonte: GRS Itabira
“Este Dia D só é possível devido ao envolvimento dos municípios que compõem a GRS. Com suas diversas ações, seja na limpeza das residências, lotes vagos ou por meio dos mutirões comunitários, além das blitzen educativas, distribuição de panfletos e até teatro infantil”, destacou. Segundo a assessora de gestão, estas ações são fundamentais na prevenção das arboviroses e na conscientização de protagonismo neste combate. “Juntos somos mais fortes”, afirmou Clarissa Moreira.

Fonte: GRS Itabira
No município sede, a ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS): mutirão no Santa Marta e Monsenhor José Lopes dos Santos, além de ação educativa na Feira Livre dos Produtores Rurais, com a instalação de stand educativo. “Durante a semana foi divulgada a ação de recolhimento de inservíveis para que a população descarte os materiais não utilizados de forma a retirar o domicílio possíveis focos do Aedes”, informou a superintendente de Vigilância em Saúde, Natália Andrade.

Fonte: GRS Itabira
Houve participação das equipes de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e do Programa Saúde na Escola, envolvendo a Escola Marina Bragança de Mendonça “Nota Dez”. Na Feira dos Produtores stand trouxe a exposição: “Maquete do Certo e Errado”, além de panfletagem, difusão de orientações e como encaminhar denúncias, com o apoio de discentes e docentes do curso de medicina do Centro Universitário UniFuncesi.
Deixe um comentário